20 de maio de 2011

DICAS DE DECORAÇÃO: Como aproveitar melhor o espaço em ambientes pequenos

É cada vez mais comum a construção de apartamentos e casas com menos de 80m², quando converso com alguém sobre o assunto vejo que os apartamentos estão cada vez menores, na média de 60m² / 55m² e é por isso que hoje irei falar sobre esse assunto e ajudar quem assim como eu compraram seus lares pequeninhos, mas não deixando de ser charmosos e aconchegantes.

Então vamos lá, todo pequeno espaço é importante e por isso se da à necessidade de aproveitar cada centímetro, sem que esse obstáculo inutilize o ambiente , seu charme e harmonia. Existem várias dicas para decorar um espaço pequeno, sem afetar o estilo ou a funcionalidade dele.

É bom lembrar que por termos pouco espaço o ideal é pensar cada cômodo separado, para aproveitar todo o espaço, mas fazendo isso de uma forma que crie uma harmonia entre eles, dando uma sensação de continuidade.

Quando se tem um ambiente pequeno é necessário pensar aonde irá cada coisa, uma dica pode ser fazendo os móveis planejados (sob medida), usando prateleiras e armários pendurados na parede ou fazer a mesa saindo da parede por exemplo, já ganhando espaço de circulação.

Aí vão algumas dicas:
- Escolha sempre tons mais claros e suaves que aumentam o ambiente pequeno naturalmente.
- A luz natural também favorece um espaço pequeno, o efeito de luz pode aumentar um espaço pequeno.
- Utilizar espelhos também é uma boa dica para parecer ampliar espaços, pois causam sensação de amplitude.
- Um chão aparente fará qualquer divisão parecer maior ao contrário de um coberto por tapetes.
- Evite mobílias escuras e estampadas, prefira os padrões lisos e tons neutros.
- Usar móveis com tamanhos proporcionais ao seu ambiente.

Algumas fotos de ambientes pequenos decorados:

Acho essa sala linda e ela exemplifica bem um ambiente pequeno e harmonioso. Observem o espelhão atras da TV, os tons clarinhos, iluminação. Tudo favorece!

Ambientes pequenos e nem por isso deixam de ser acomchegantes

Usar materiais transparentes como o vidro, também ajudam a dá leveza.

Em ambientes menores é preferível utilizar mesas redondas pois estas ocupam menos espaço do que as quadradas ou retangulares

 
A mesma sala em vários ângulos. Adorei a idéia do aparador entre o sofá e a mesa, ficou lindo e ainda serve como espaço para guardar algumas coisas. Reparem que a mesa é retangular, mas ela fica encostada na parede, favorecendo a circulação.

Outra imagem com mesa encostada na parede!! Fica bem charmoso.

Nessa imagem eles utilizaram dois truques, o espelhão e a mesa encostada na parede.

Ambientes pequenos tem todo o seu charme, é só saber usar a criatividade e abusar dos truques que dão sensação de amplitude.

No próximo post colocarei mais fotos de salas lindas!!! Espiem!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário