29 de junho de 2011

Bancadas Cozinha

O post de hoje é sobre bancadas de cozinha, irei mostrar os diversos tipos de bancadas que podem existir numa cozinha.

Bancada de cozinha é o espaço de preparo dos alimentos, o qual serve de apoio aos utensílios utilizados: tigelas, talheres, panelas... Pode ser uma bancada mais baixa, onde está a pia ou mais alta, onde se podem realizar lanches rápidos.

Qual a altura ideal para uma bancada de cozinha?

- Bancada da pia: sua altura deve ficar entre 86 e 93cm, dependendo da altura de quem utiliza este espaço.

- Bancada de lanches: deve ter até 110cm de altura.


Bancadas

A bancada deve servir de apoio a todas as atividades realizadas na cozinha, deve ser de um material resistente. O granito, além de duradouro, limpa-se com facilidade e é brilhante, resultando muito bem quando conjugado com móveis de madeira. O mesmo de passa com o silestone, um material duro sobre o qual se podem cortar alimentos sem ocorrer qualquer dano. O laminado em madeira, graças aos cinco centímetros de espessura e ao tratamento anti-humidade, também se revela uma boa opção. As bancadas em azulejo, muito usuais em casas rústicas, requerem apenas uma atenção: para evitar que a água de infiltre nas juntas e se acumule sujidade, estas devem ser de plástico.

Vitrinas

Elementos destacados na decoração da cozinha, as vitrinas com vidro opaco revelam-se praticas e fundamentais para esconderem peças que não devem estar á vista dos convidados. Muitas das portas têm amortecedores que facilitam a abertura e asseguram um fecho suave.

Prolongamento de bancada

Uma das sugestões muito em voga nas tendências mais atuais é utilizar a mesa de refeições como prolongamento da bancada. Com um ligeiro desnível do balcão principal, esta proposta rentabiliza o espaço, é prática e bastante funcional. É uma opção que já conquistou muitas cozinhas.

Ilha

As cozinhas que surgem em compartimentos quadrados têm vantagens de permitir que se preencham as paredes sem portas com armários. Nestes casos, é igualmente comum colocar-se um módulo de armários central, que funciona como uma ilha. Um elemento que serve de apoio para preparar, confeccionar e saborear os alimentos.

Balcão

Nas cozinhas onde a falta de espaço é um problema, deverão criar-se condições de arrumação, sem retirar amplitude. Por isso, opte por prolongar a bancada fazendo dela um elemento multifuncional. Preparar, confeccionar e saborear as refeições no mesmo local é a solução perfeita para a rotina dos dias de hoje.

Materiais para a bancada

De acordo com a necessidade estética e funcional, você poderá escolher diferentes materiais para a bancada:

-Pedras naturais, como granito e mármore;

-Pedras Sintéticas: superfície de quartzo;

-Superfície sólida de acrílico: fabricado, por exemplo, pelas marcas Corean, Auriom, Wilsonart;

-Madeira;

-Aço Inoxidável;

-Laminados;

-Cerâmica: conheça algumas imagens de bancadas de porcelanto;

-Superfície cristalizada de vidro: marca Marmoglass.

FOTOS BANCADAS

Fontes consultadas:
www.cliquearquitetura.com.br
www.interiores-pt.com



4 comentários:

  1. Você saberia me dizer a deferença de preço entre o marmoglass e o mármore preto??

    ResponderExcluir
  2. Mariana, aqui na minha cidade o Verde Ubatuba – R$200m² e o marmoglass – R$520m²

    ResponderExcluir
  3. Aff, fico doida com tanta coisa linda...meu marido já tá até reclamando q o serviço aqui em casa não tá rendendo, e não tá mesmo! Passo horas nesses blogs lindo, com essas decorações lindas...me deliciando com tudo isso. Parabéns, sua casa ta ficando, tudibom!!!! Bjokas!!!

    ResponderExcluir
  4. oi anita, td bem? FELIZ ANO NOVO!!! que este ano seja mais um ano especial na sua vida! Menina tava sentindo falta das suas postagens! kkkkk! Sim, e falando em cozinhas, reparei aqui que vc nao postou sua cozinha...deve estÁ MTO LEGAL ASSIM COMO OS OUTROS AMBIENTES...PQ SE VC NAO TERMINOU AINDA, COM CERTEZA A IDEIA JA TEM E DEVE SER MTO BOA, KKKK! ADORO TODAS. ate agora adorei o jeito que vc quer que fique o espaço gourmet..mto lindo..adoro tb branco com madeira..fica show. Entao é isso..poste sempre...adoro suas ideias... bjao ate mais.

    ResponderExcluir